Apresentação
Meu nome é Luciel Ribeiro, sou da cidade de Jacutinga, localizada no sul de Minas Gerais. Trabalhei por quatro anos na redação do jornal A Gazeta de Jacutinga, o qual me desliguei em setembro de 2008.
Como qualquer morador de uma cidade interiorana, assisto frequentemente a programação da tv aberta. Indiferente da maioria, não sou favorável a programação da tv aberta. O fim dos canais televisivos é faturar com os intervalos comerciais e merchanding, os meios é criar programas questionáveis sob a visão da ética, moral e cultural para atrair audiências. Quanto mais ibope, melhor.
É fato indiscutível que a Rede Globo detém os maiores números em audiência, qualidade e infraestrutura. A emissora, em uma comparação esporadica, é como Rei Midas, onde toca: vira ouro.
Por outro ponto a Rede Globo, aqui chegamos a razão deste dossiê em forma de blog, resguarda fatos sórdidos, e porque não reunir estas mazelas em um só lugar?
Para quem acha que este blog é unicamente para denegrir a imagem da Globo, engana-se. Este blog é uma forma de expor resquícios que não interessa a ninguém, o telespectador comum não está interessado se a Globo foi conveniente com a ditadura, ou se ela manipulou notícias relevantes, o telespectador está interessado em ver as novelas de qualidade da emissora.
A visão da Globo pode ser revista em dois livros distintos:
Pedro Bial - Roberto Marinho
Daniel Herz - A História Secreta da Rede Globo
Estes dois livros formam um contraponto interessante sobre um dos homens mais poderosos que o Brasil já conheceu. De um lado o elogio, do outro, o ataque, e no meio Roberto Marinho, o cidadão Kane brasileiro.
Este blog é uma via para aqueles que preferem construir uma opinião e não optam pela passividade diante dos fatos.
Abraços.