Daniel Herz

Jornalista brasileiro que ficou nacionalmente conhecido após escrever o livro A História Secreta da Rede Globo (Editora Tchê, 1987), que relata os procedimentos, na época ilegais, que levaram à estruturação da Rede Globo com capital estrangeiro da Time-Life. Também descreve as relações que a Globo manteve com a ditadura militar no Brasil. Este livro de Daniel Herz foi uma das fontes que inspiraram o famoso documentário Além do Cidadão Kane (Brazil: Beyond Citizen Kane, 1993). A História Secreta da Rede Globo teve 14 edições, em duas editoras diferentes.
Daniel Herz fez jornalismo na Faculdade de Comunicação da Unisinos, em São Leopoldo-RS. Concluiu o mestrado em Comunicação na UnB-DF em 1983 com a tese: "A Introdução de Novas Tecnologias de Comunicação no Brasil: tentativas de implementação do serviço de cabodifusão - Um estudo de caso", sob orientação do Prof. Dr. Murilo César Ramos.
Participou da fundação do Curso de Jornalismo na UFSC, onde foi professor e pesquisador. Antes já havia fundado a APC, Associação de Promoção da Cultura, em Porto Alegre, no ano de 1974. Fundou ainda o Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Epcom, em Porto Alegre-RS. Também foi Secretário de Comunição no primeiro governo do PT na Prefeitura de Porto Alegre.
Foi militante no movimento pela democratização das comunicações, rearticulando o movimento durante os anos 1980, quando foi coordenador da Frente Nacional de Luta por Políticas Democráticas de Comunicação (1984-85). Também liderou a campanha da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pela democratização das comunicações durante a constituinte de 1988. Daniel Herz foi ainda um dos fundadores e posteriormente coordenador do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC)e ainda foi membro da difetoria da FENAJ durante parte dos anos 1990.
Participou ativamente como mentor e defensor da Lei da Cabodifusão (Lei 8.977 de 1995) desde sua fase de projeto em 1991, em toda a disputa por sua aprovação, até sua promulgação enquanto Lei em 1995. Daniel Herz considerava esta uma de suas principais conquistas, pois a Lei da Cabodifusão estabeleceu a obrigatoriedade da presença de emissoras públicas, comunitárias e universitárias na TV por assinatura.
Daniel Herz também foi ativista na luta pela implementação do Conselho de Comunicação Social (CCS) do Congresso brasileiro, órgão consultivo previsto na lei 8.389 de 1991. Durante anos as grandes redes de televisão boicotaram a criação deste Conselho. Tanto que o CCS só foi implementado pelo Senado em 2002, após um longo período de lutas pela democratização das comunicações, liderado por sindicatos, movimentos sociais e ONGs ligados ao FNDC. Daniel Herz foi ainda conselheiro do CCS, onde militou por políticas mais democráticas na área das comunicações até o seu falecimento em Maio 2006, em Porto Alegre-RS.

Design by Dzelque Blogger Templates 2008

Dossiê Globo - Design by Dzelque Blogger Templates 2008