Organizações Globo

As Organizações Globo são um conglomerado de empresas brasileiras concentradas especificamente na área de mídia e comunicação, além de atuar nos mercados financeiro e imobiliário, e na indústria alimentícia.
A primeira iniciativa da holding foi o jornal A Noite, fundado e dirigido por Irineu Marinho, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Em 1925, com o sucesso do vespertino, Marinho decide fundar um segundo jornal, O Globo, para concorrer com os demais como Correio da Manhã, O Paiz, Gazeta de Notícias, Diário Carioca e Jornal do Brasil. Com a morte repentina de Irineu Marinho apenas semanas depois, seu filho Roberto Marinho herdou o jornal e passou à direção da empresa. Trabalhando ativamente no Jornalismo e na administração, decidiu ampliar o negócio e investir em outras mídias além da impressa. Em 1944, inaugurou a Rádio Globo, também no Rio.
O grande salto da empresa aconteceu com a inauguração da TV Globo (criada em 1964 e transmitida a partir de 1965), com a qual a empresa se tornou líder no segmento de mídia e expandiu negócios, até atingir e consolidar o monopólio de fato no Brasil e estabelecer negócios no exterior - como com a portuguesa SIC.
Sobre a Globo, manifestaram-se negativamente pessoas como Chico Buarque de Holanda: "O poder da Globo é assustador" e Leonel Brizola: "Tudo na Globo é tendencioso e manipulado, [A Globo] ataca e tenta desmoralizar os homens públicos que não se vergam diante do seu poder". O próprio Roberto Marinho teria dito certa vez: "Eu uso o poder, eu sou o poder". Mais informações podem ser vistas no documentário Muito Além do Cidadão Kane.
Na década de 1990, começaram os trabalhos do Projeto Memória das Organizações Globo, que visa resgatar e preservar dados a respeito de todos os órgãos Globo, entre mídia impressa, audiovisual e digital.

Televisão
Rede Globo · Endemol Globo · Projac · Globo Internacional · Globosat · Tele Monte Carlo

Cabo e satélite NET (NET Digital)
NET Virtua · NET Fone (via Embratel) (75%) · SKY Brasil (24%)

Jornais
O Globo · Extra · Expresso · Diário de S. Paulo · Valor Econômico (50%)

Revistas Editora Globo
Revista do Globo · Época · Época Negócios · Galileu (antiga Globo Ciência) · Auto Esporte · Casa & Jardim · Crescer · Criativa · Globo Rural · Marie Claire Brasil · Pequenas Empresas & Grandes Negócios · Quem · Revista Fantástico · Gráfica Globo Cochrane

Internet
Globo.com · G1 · Globo Online · GloboEsporte.com · GloboRadio.com · Blogger Brasil · Kit.net · Globomail · Globolog · Globovox · EGO · Zoom · 8P · Zap (50%) · Baixatudo · Paparazzo · BlogLog


Rádio Sistema Globo de Rádio
Rádio Globo AM · Rádio Globo FM · CBN · BH FM · 98 FM (Curitiba) · BEAT98 · Multishow FM · Rádio SporTV · Rádio GNT

Outras empresas e iniciativas
Criança Esperança · Amigos da Escola · Fundação Roberto Marinho · Globo Filmes · Globo Marcas · Inbasa · Imobiliária RoMa · Som Livre · Globo Vídeo · Loja Globo Marcas · Memória Globo

Design by Dzelque Blogger Templates 2008

Dossiê Globo - Design by Dzelque Blogger Templates 2008